![]() |
| Ravel utiliza todo o seu fôlego para praticar um esporte diferente |
Enquanto está em terra firme, ele forma ao lado da sua irmã, Rayssa, uma das duplas de maior notoriedade no meio evangélico. Mas nas horas livres, troca o microfone, o violão e as partituras por nadadeiras, cilindros de ar comprimido e roupas de neoprene.
Isso porque o pastor Ravel é um verdadeiro fã do mergulho! O hobby não é dos mais convencionais, é verdade. Mas ele mesmo garante: não há riscos. Trata-se de uma das modalidades esportivas mais seguras, desde que praticada com a orientação de especialistas.
O hábito de se aventurar oceano adentro começou a convite de um familiar. “Depois da primeira vez, não foi difícil me apaixonar por esse esporte”, comenta entusiasmado. (Talvez seja por isso que o seu prato preferido é peixe). Um dos destinos preferidos de Ravel é Arraial do Cabo, cidade costeira localizada a 180 km do Rio de Janeiro.
![]() |
Ravel se prepara para mergulhar em Arraial do Cabo-RJ |
Não é pra menos. O contato com a natureza e a proximidade com toda a beleza e a diversidade da fauna marinha são extraordinários. Isso sem contar a fauna de corais, paisagem excelente para os amantes da fotografia.
“O fundo do mar é lindo. Estar ao lado de tartarugas, cavalos marinhos, moréias e arraias é uma experiência marcante”. O local é especial para o mergulho pela ocorrência do fenômeno chamado ressurgência. Correntes provenientes de grandes profundidades (até 350 metros) sobem até a superfície, e por não receberem os raios do sol nas profundezas, tornam a água muito mais fria.
Dependendo da época do ano, a temperatura pode chegar a 9ºC, quando normalmente gira em torno dos 15ºC. Quando isso acontece, é possível esbarrar em cardumes de golfinhos e baleias. Em determinadas épocas do ano, até pinguins aparecem nadando ao longo da costa.
A prática do esporte, na opinião de Ravel, é importante por trazer consigo diversos ensinamentos como a disciplina, que tem o ajudado no seu ministério ao longo do tempo. Graças a isso, e também a muito talento, a sua carreira ao lado de Rayssa já completa 19 anos, culminando no lançamento do álbum Rayssa e Ravel – apaixonando você outra vez (2009).
O mergulho é benéfico para aprimorar cada vez mais a sua respiração, fundamental para executar as músicas com perfeição. Os artistas conseguem, por exemplo, alcançar notas mais altas, e com maior potência vocal, o que também se deve em grande parte ao acompanhamento da fonoaudióloga Lílian Azevedo.
![]() |
Os irmãos Ravel e Rayssa. |
De acordo com Ravel, a dica para quem quer começar a praticar esse esporte é, primeiramente, procurar uma escola credenciada que invista tempo em aulas teóricas e práticas na piscina. Depois disso, é a vez das aulas de mar, normalmente feitas durante um fim de semana.
Concluídas essas etapas, o novo mergulhador receberá uma certificação e estará pronto para desvendar as maravilhas dos mares, que afinal, causam tanta curiosidade por se tratar do habitat mais inexplorado do planeta. E aí? Que tal um mergulho?

.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário